Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Substância presente em plásticos podem deixar meninos mais afeimnados, diz estudo


Uma pesquisa divulgada por estudiosos norte-americanos aponta que um componente químico presente em certos tipos de plástico pode fazer com que meninos adotem um comportamento "afeminado". Segundo pesquisadores da Universidade de Rochester, quando uma mulher grávida é exposta a determinadas substâncias conhecidas como ftalatos, seu filho do sexo masculino pode se tornar "mais feminino".

A tal substância pode ser encontrada em alguns tipos de cortinas, pisos, colas, corantes e embalagens de alimentos entre outros produtos. Para os estudiosos, o componente químico interfere no desenvolvimento do cérebro e bloqueia a ação do hormônio masculino nos bebês.

De acordo com a BBC, a pesquisa acompanhou um grupo de mulheres grávidas que deram à luz 74 meninos e 71 meninas. Quando as crianças tinham entre quatro e sete anos, os pesquisadores perguntaram às mães dos garotos sobre as brincadeiras preferidas dos filhos. Os meninos mais expostos aos ftalatos teriam menor tendência a gostar de brincadeiras tidas como masculinas e de participar de atividades mais agressivas, como lutas.

"Nossos resultados precisam ser confirmados, mas são intrigantes em muitos aspectos", disse Shanna Swan, líder do estudo.

Por sua interferência na ação de hormônios do corpo humano, há alguns anos os ftalatos foram proibidos em brinquedos fabricados na União Européia.

mix

Nenhum comentário: