Como parte do calendário oficial do Ano da França no Brasil, os artistas franceses Pierre Commoy (fotógrafo) e Gilles Blanchard (pintor), conhecidos mundialmente como Pierre et Gilles, apresentam seus trabalhos pela primeira vez no Brasil na exposição A apoteose do sublime desde o dia 09 de novembro.
A dupla é consagrada na arte contemporânea como embaixadores da cultura gay, tanto pela representação de ícones pop como Boy George, Deee-lite, Nina Hagen, Marc Almond, Madonna, Jean Paul Gautier, entre outros, e por fotos com ambientações kitch, coloridas, ousadas, inclusive homoeróticas.
A exposição conta com 25 quadros fotográficos de tiragem única e em grandes dimensões e permanecerá até o dia 17 de janeiro, no espaço Oi Futuro, no Rio de Janeiro, com entrada franca.
A cidade não foi escolhida por acaso. "O trabalho deles tem tudo a ver com o Rio. Esbanja sensualidade e tem uma representação multiétnica. A forma com a qual eles transformam seus modelos, criando todo um universo além da fotografia, lembra um pouco o carnaval", avalia Marcus de Lontra, curador da exposição.
Depois de passear pelos principais pontos turísticos dois dias antes da inauguração, a dupla pretende agora buscar aqui no Brasil inspiração para futuras obras. "Estamos muito interessados na figura de Iemanjá e nos sincretismos afro-brasileiros", diz Pierre Commoy.
uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário