Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dupla francesa Pierre et Gilles leva cultura gay para exposição no Rio de Janeiro


Como parte do calendário oficial do Ano da França no Brasil, os artistas franceses Pierre Commoy (fotógrafo) e Gilles Blanchard (pintor), conhecidos mundialmente como Pierre et Gilles, apresentam seus trabalhos pela primeira vez no Brasil na exposição A apoteose do sublime desde o dia 09 de novembro.

A dupla é consagrada na arte contemporânea como embaixadores da cultura gay, tanto pela representação de ícones pop como Boy George, Deee-lite, Nina Hagen, Marc Almond, Madonna, Jean Paul Gautier, entre outros, e por fotos com ambientações kitch, coloridas, ousadas, inclusive homoeróticas.

A exposição conta com 25 quadros fotográficos de tiragem única e em grandes dimensões e permanecerá até o dia 17 de janeiro, no espaço Oi Futuro, no Rio de Janeiro, com entrada franca.

A cidade não foi escolhida por acaso. "O trabalho deles tem tudo a ver com o Rio. Esbanja sensualidade e tem uma representação multiétnica. A forma com a qual eles transformam seus modelos, criando todo um universo além da fotografia, lembra um pouco o carnaval", avalia Marcus de Lontra, curador da exposição.

Depois de passear pelos principais pontos turísticos dois dias antes da inauguração, a dupla pretende agora buscar aqui no Brasil inspiração para futuras obras. "Estamos muito interessados na figura de Iemanjá e nos sincretismos afro-brasileiros", diz Pierre Commoy.

uol

Nenhum comentário: