Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

17º Festival Mix Brasil


Confira a programação completa de filmes e eventos com temática lésbica

Começa hoje o maior e mais importante festival com a temática da diversidade sexual do país. Em sua 17ª edição, este ano o Festival Mix Brasil foca na produção nacional e conta com programação especial para o ano da França no Brasil.

Para ajudar as espectadoras lésbicas do festival, o Dykerama montou um roteiro de filmes e eventos paralelos imperdíveis. Um dos destaques é o filme “Elvis e Madona”, de Marcelo Laffitte, com Simone Spoladore e Maitê Proença. No filme, Spoladore faz o papel da lésbica Elvis, entregadora de pizza que sonha em ser fotógrafa, e o ator Igor Cotrim interpreta a travesti Madona, uma cabeleireira que trabalha muito para realizar o sonho de produzir um espetáculo musical com drag queens.

Os dois personagens vivem em Copacabana, e se encontram quando Elvis faz uma entrega no apartamento de Madona e a encontra toda machucada, pois tinha acabado de levar uma surra. É quando começa uma amizade que, mais tarde, transforma-se em um sentimento mais forte.

O braço teatral do Mix Brasil, Dramática, ciclo de leituras teatrais sobre homoerotismo e sexualidade, apresenta uma peça com temática lésbica, “Les”, de Ronaldo Ventura. A peça ganhou o prêmio LGBT da Secretaria da Diversidade do Ministério da Cultura.

O projeto internacional Fucking Different, que já foi realizado por cineastas de Berlim, Nova York e Tel-Aviv, chega ao Brasil em sua quarta edição: Fucking Different São Paulo, produzido pelo idealizador Kristian Petersen, com a colaboração de Rodrigo Diaz e da Associação Cultural Mix Brasil, apresenta um longa-metragem constituído pelo trabalho de vários cineastas, entre eles “Ronda”, dirigido por Max Julien, que acompanha um homem metido a voyeur que tenta se aventurar com um casal de lésbicas que faz shows de sexo explícito.

Já a clássica seção de curtas-metragens Mapa das Minas traz este ano os seguintes filmes: O Móbile: Admiração, de Lilian Werneck (25 min.), Brasil; O Amor que Nos Separa, de Beth Child (14 min.), Austrália; Pão com bolacha, de Catherine Crouch (5 min.), EUA; Alcaçuz, de Alexa Inkeles (7 min.), EUA; A Culpa, de Cássio Pereira dos Santos (20 min.), Brasil.

E, como não poderia faltar, o tradicional Show do Gongo, onde qualquer pessoa pode submeter seu vídeo para julgamento do público, chega a sua 10ª edição. Mais uma vez, será apresentado por Marisa Orth no Memorial da América Latina, dia 16/10.

O Festival Mix Brasil traz também o Mix Music, braço musical do Festival, que contará com programação no Centro Cultural da Juventude, Galeria Olido e Sesc Pompeia, com apresentação de drag queens e bandas alternativas, entre outras surpresas.

Confira abaixo sinopses de outros filmes de interesse do público lésbico:

Baba Baby, de Nancy Kissam. EUA. 88 min.
Nesta comédia, o plano de uma esposa abusada pelo marido de escapar do seu jugo dá completamente errado e ela acidentalmente o mata. Ela parte então para uma viagem por todo o país com sua melhor amiga e o corpo do defunto. A esposa, Anora, com forte sotaque e sensualidade sulistas, é interpretada de forma caricata por Laura Harring (de Cidade dos Sonhos, o David Lynch de 2001), e a melhor amiga, a vizinha negra Imogen Cochran, é personificada pela atriz Jill Marie Jones. O roteiro original da também diretora Nancy Kissam, que de farsa se transforma em road movie, conquistou o prêmio de roteiro não-filmado no Festival de Slamdance de 2007, um dos principais celeiros de novos talentos do planeta. Dois anos depois, o filme pronto conquista o prêmio do júri de melhor ficção no Festival de Cinema Gay & Lésbico de Miami e o de melhor atriz para Harring no Outfest 2009 - Festival de Cinema Gay e Lésbico de Los Angeles.

O Eterno Noivado de Edi & Thea (Edie & Thea: A Very Long Engagement). EUA. 61 min.
Depois de 42 anos de convivência, o festivo e extrovertido casal de lésbicas Edie e Thea vai finalmente se casar. Do início dos anos 1960 aos dias atuais, as incansáveis ativistas da causa homossexual perseveraram por muitas batalhas, tanto no âmbito pessoal quanto no político. Como a própria Edie declarou: “Nós apenas continuamos com esse talento que temos de lutar por prazer em meio à merda.” As diretoras Susan Muska e Greta Olafsdottir, que conquistaram prêmios e atenção com o trabalho anterior, The Brandon Teena Story, retornam agora com uma história de amor íntima e carinhosa entre duas admiráveis mulheres, cujo compromisso uma com a outra serve de inspiração a todos e pode até mesmo levar o mais cínico a acreditar em amor verdadeiro. O filme conquistou o prêmio do público para documentário no Festival de Cinema Gay & Lésbico de Oslo (Noruega).

Quanto dura o amor? Brasil. 83 min.
O diretor Roberto Moreira, de Contra Todos, realizou em seu segundo longa-metragem um mosaico humano e emocional da cidade de São Paulo, urbana, moderna e caótica. No roteiro que co-escreveu com Anna Muylaert (e que passou por várias versões), o foco central é a personagem de Marina (Silvia Lourenço, que também atuou em Contra Todos), uma aspirante a atriz que chega à capital paulistana para vencer na vida. Durante uma balada, ela conhece e se envolve com a roqueira bissexual Justine (Danni Carlos), também namorada do jovem empresário e DJ Nuno (Paulo Vilhena). Há outras duas histórias de amor entrelaçadas, a que envolve dois colegas advogados, Suzana (Maria Clara Spinelli) e Gil (Gustavo Machado), e aquela entre um intelectual (Fabio Herford) e uma prostituta (Leilah Moreno). A primeira destas relações será testada assim que Suzana revelar um segredo pessoal, e a outra esbarra no platonismo de uma paixão impossível. O filme explicita seu flerte com a urbanidade incluindo em sua trilha sonora faixas de bandas como Radiohead, Vive la Fête, Forgotten Boys e Macaco Bong. As atrizes Silvia Lourenço e Maria Clara Spinelli dividiram o prêmio de interpretação feminina no Festival de Paulínia deste ano.

Serviço:
17° Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual
São Paulo, de 12 a 22 de novembro
Brasília, de 25 a 29 de novembro

Confira a programação completa, assim como dias e horários de exibição no site www.mixbrasil.org.br.

dykerama

Nenhum comentário: