Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Direitos Humanos GLBTT

BANDEIRA DO MATO GROSSO

O Movimento LGBT de Mato Grosso lamenta o triste fato de que o Estado de Mato Grosso ainda não tem políticas de segurança pública para a proteção da população LGBT. Até quando “a omissão estatal vai humilhar, segregacionar e ‘assassinar” os homossexuais.

Só este ano tiveram 9 (nove) assassinatos de homossexuais, segundo dados estatísticos do Centro de Referencia em Direitos Humanos de Combate a Crimes de Homofobia da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP, e ainda não se tem culpados julgados ou punidos, muito menos recebidos as medidas penais cabíveis aos transgressores.

As ONGs que compõe o Movimento LGBT de Mato Grosso têm cobrado providenciam legais e constitucionais da SEJUSP para que a mesma possa estar esclarecendo essa linha sangrenta de vários óbitos cometidos a homossexuais, apenas pelo fato de sua orientação sexual se diferente da obsoleta heteronormatividade reinante.

“Existe” na estrutura da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública o Centro de Referencia em Direitos Humanos de Combate a Crimes de Homofobia que para ser honesto com a população não funciona, porque até a presente data o Estado ainda não estruturou . O Centro de Referencia não tem sede própria, não possuí equipe suficiente para atender as demanda de crimes de homofobia de todo o Estado. A falta de comprometimento da direção da SEJUSP invizibilizam as atividades do Centro de Referencia, tornando-o órgão público incapaz de ser exato nas funções primordiais.
O Estado de Mato tem que parar ser omisso e conivente com as práticas cotidianas sofrido por milhares de homossexuais e reconhecer que HOMOFOBIA MATA e que esta presente em diversos setores da sociedade, inclusive da dita democracia institucional.

Leonardo Henrique dos Santos Figueiredo
Presidente do GRADELOS.MT

Nenhum comentário: