Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Após polêmicas envolvendo prefeito, Parada Gay de Duque de Caxias reúne 200 mil pessoas


Após todas as polêmicas que quase comprometeram sua realização, a Parada do Orgulho Gay de Duque de Caxias rolou neste domingo, 15. De acordo com estimativas da Polícia Militar e dos organizadores, 200 mil pessoas participaram do desfile. O trajeto pela Avenida Brigadeiro Lima e Silva foi marcado pela música eletrônica e por ações de conscientização sobre HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. A organização armou também uma tenda para receber doações que serão entregues para vítimas das chuvas na Baixada Fluminense.

A Parada de Duque de Caxias foi realizada sem nenhum tipo de apoio do poder público. Entre os bafafás que envolveram o evento, você deve lembrar que o prefeito José Camilo Zito impediu que Parada rolasse em 11 de outubro, data inicialmente agendada. A justificativa para o veto foi que a organização supostamente não havia pedido autorização em tempo hábil.

Depois da nova data marcada, Zito avisou que não iria repassar camisinhas e lubrificantes para distribuição durante o trajeto.

E no começo da semana passada, o juiz da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Duque de Caxias proibiu que menores de idade participasse do desfilho do Orgulho LGBT. Mesmo com a decisão, repudiada pelo Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente, muitos menores foram vistos na avenida.

"Impedir menores de frequentar o evento, que é realizado na rua, fere o direito de ir e vir e também limita o acesso a informação, direito vigente no Estatuto da Criança e Adolescente. Vamos entrar com uma petição na Corregedoria de Justiça do Estado para que o juiz justifique sua decisão, que para mim foi preconceituosa", disse ao O Globo Claudio Nascimento, superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.

uol

Nenhum comentário: