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segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ministro do Turismo fala sobre turismo GLS em entrevista ao portal ParouTudo


O Ministro do Turismo, Luiz Barretto, concedeu uma entrevista para oprotal GLS ParouTudo, na qual falou sobre o crescimento do turismo LGBT. Uma das comprovações desta realidade são os resultados de uma pesquisa realizada pela Prefeitura do Rio, cidade escolhida como melhor destino gay, que constatou que o turista deste segmento fica um tempo 60% superior na cidade e gasta, em média, o dobro em dinheiro em relação ao heterossexual.

Veja na íntegra a entrevista concedida:

ParouTudo: Nos últimos anos, que ações principais foram feitas pelo ministério em prol desse turismo?

Luiz Barretto: Entre as principais ações desenvolvidas para o segmento LGBT, destaco o Projeto Brasil — Destino Diversidade, uma parceria do Ministério do Turismo com a Associação Brasileira de Turismo GLS, que promoveu a capacitação de profissionais que trabalham na cadeia turística para atender sem preconceito os turistas LGBT. O projeto, realizado em Florianópolis, Rio de Janeiro e em Salvador, teve como objetivos promover o respeito à diversidade e a inclusão social por meio da atividade turística, e aumentar o fluxo de turistas LGBT, brasileiros e estrangeiros.

Também vale a pena destacar que o tema Gênero, Turismo, Desigualdades foi abordado durante o Seminário Nacional de Diálogos do Turismo – Uma viagem de inclusão, em dezembro de 2005, que resultou em uma publicação do mesmo nome, onde estão propostas e alternativas de como promover a igualdade de oportunidades, a equidade, a solidariedade e o exercício da cidadania na perspectiva da inclusão por meio da atividade turística. O Ministério do Turismo também participou ativamente da Comissão Interministerial para Elaboração do Plano Nacional de Promoção da Cidadania LGBT, comprometendo-se a desenvolver políticas públicas relacionadas ao turismo LGBT.

Destaco, ainda, que, sempre que possível, o MTur esteve presente nos eventos, simpósios e conferências do segmento. E continua aberto ao diálogo e à formalização de novas parcerias para fortalecer e apoiar a geração de oportunidades para a população LGBT.

ParouTudo: Em relação às paradas, o MTur já apoiou algumas oficialmente. Que avaliação vocês tem desse apoio e o que está sendo previsto a esse respeito?

Luiz Barretto: Sim, apoiamos as paradas do orgulho LGBT em diversos estados e municípios, como Manaus e Tabatinga, no Amazonas, Baixada Santista, Lauro de Freitas, na Bahia, João Pessoa, Florianópolis, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. O apoio é feito por meio de material publicitário e educativo distribuído pelo MTur.

Sobre os investimentos futuros, o Ministério do Turismo tem a mesma condição de todos os outros ministérios que compõem o governo. Ou seja, os recursos para os investimentos no ano seguinte dependem do Orçamento Geral da União, que deve ser aprovado pelos deputados e senadores e depois sancionado pelo Presidente da República. O orçamento já está no Congresso Nacional, mas não entrou em votação. Portanto, ainda não há como saber os recursos que teremos disponíveis para 2010.

ParouTudo: O Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT traz duas ações para o MTur. Dentre elas, está elaborar e implementar o programa Viaja Mais Diversidade. O que vocês pensam em fazer dentro deste programa?

Luiz Barretto: As ações do Programa Viaja Mais são elaboradas com base em critérios técnicos e seguem um planejamento rigoroso para que sejam executadas da melhor maneira possível. O programa foi criado em 2007 e a primeira ação foi o Viaja Mais Melhor Idade, voltado para os brasileiros com mais de 60 anos de idade. A segunda foi o Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem e o Viaja Mais Jovem, cujo piloto foi implementado no Acre, devendo ser estendido a outras unidades da federação.

ParouTudo: O senhor teria uma explicação para o fato de não haver nenhuma ocorrência das palavras gay, LGBT ou homossexual no site da Embratur, responsável pela promoção do turismo no Brasil junto a viajantes internacionais? Fizemos a mesma busca em sites de turismo do governo da Espanha e de Londres ou indicado por eles, por exemplo, e houve várias ocorrências específicas para o visitante LGBT.

Luiz Barretto: A Embratur investe no público LGBT, promovendo ações específicas para qualificar operadores de turismo, organizando press trips para jornalistas estrangeiros especializados no segmento, participando de eventos internacionais promovidos pela IGLTA, além de realizar parcerias e ações de marketing, divulgando o Brasil em redes sociais da internet como twitter e facebook.

Os resultados já começam a aparecer. Além do título conquistado recentemente pelo Rio de Janeiro, a Embratur comemora a escolha de Florianópolis para sediar, em 2012, o maior evento de turismo internacional LGBT do mundo. Estima-se que 450 congressistas, 70% deles estrangeiros, participem da convenção anual da Internatioal Gay and Lesbian Travel Association (IGLTA). Nos últimos três anos, a Embratur também desenvolveu um hotsite voltado para a Parada Gay de São Paulo, com informações sobre a cidade para os estrangeiros que vêm ao Brasil participar da parada.

ParouTudo: O MTur tem alguma ação específica para estruturar o Rio de Janeiro de forma a dar condições à cidade, eleita o melhor destino gay do mundo, de receber melhor os turistas LGBT?

Luiz Barretto: O MTur sempre destinou recursos para melhorar a infreaestrutura e os serviços oferecidos nos destinos turísticos em todo o Brasil. Evidentemente, o Rio de Janeiro está incluído nesses investimentos. Nos próximos anos, por exemplo, vamos destinar US$ 187 milhões para recuperar toda a área do Porto do Rio, que concentra mais de 22 mil habitantes e abrange uma região de mais de 3 milhões de metros quadrados. O resultado desse projeto será a restauração do patrimônio cultural, integração da região portuária à cidade, capacitação de gestores públicos e qualificação profissional; melhoria da qualidade de vida da população do Rio e do Brasil como um todo.

Quero lembrar que, nos próximos anos, o país receberá uma série de investimentos, públicos e privados, para elevar ainda mais a qualidade dos nossos destinos, tendo em vista a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.


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