O matemático inglês Alan Turing, que se suicidou em 1954, dois anos após ser processado por atentado ao pudor - após admitir um relacionamento gay - e castrado, será homenageado pelo conselho da cidade de Manchester, na Inglaterra.
O evento será realizado no dia 5 de dezembro no Sackville Gardens e terá a participação de políticos e ativistas. "Este evento mostrará para amigos e para a família como Manchester se orgulha de sua contribuição histórica. Qualquer um que defenda este evento para marcar a vida e trabalho de Alan Turing será muito bem-vindo", declarou o conselheiro Pat Karney.
Karney completou: "A real comemoração para Alan Turing deveria ser uma sociedade que nunca mais aceite novamente a perseguição ou acusação a um indivíduo por causa de sua homossexualidade".
Em setembro passado o matemático recebeu postumamente de Gordon Brown, o primeiro-ministro britânico, um pedido de desculpas oficial em nome do governo pelo tratamento brutal que lhe foi concedido em vida.
Turing foi um dos matemáticos mais importantes durante a 2ª Guerra Mundial, já que foi o responsável por decifrar o código criptografado Enigma, que a Alemanha de Hitler utilizava em meio à guerra para enviar mensagens militares.
uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário