Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Inglaterra: Matemático homossexual Alan Turing receberá homenagem póstuma


O matemático inglês Alan Turing, que se suicidou em 1954, dois anos após ser processado por atentado ao pudor - após admitir um relacionamento gay - e castrado, será homenageado pelo conselho da cidade de Manchester, na Inglaterra.

O evento será realizado no dia 5 de dezembro no Sackville Gardens e terá a participação de políticos e ativistas. "Este evento mostrará para amigos e para a família como Manchester se orgulha de sua contribuição histórica. Qualquer um que defenda este evento para marcar a vida e trabalho de Alan Turing será muito bem-vindo", declarou o conselheiro Pat Karney.

Karney completou: "A real comemoração para Alan Turing deveria ser uma sociedade que nunca mais aceite novamente a perseguição ou acusação a um indivíduo por causa de sua homossexualidade".

Em setembro passado o matemático recebeu postumamente de Gordon Brown, o primeiro-ministro britânico, um pedido de desculpas oficial em nome do governo pelo tratamento brutal que lhe foi concedido em vida.

Turing foi um dos matemáticos mais importantes durante a 2ª Guerra Mundial, já que foi o responsável por decifrar o código criptografado Enigma, que a Alemanha de Hitler utilizava em meio à guerra para enviar mensagens militares.

uol

Nenhum comentário: