Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Fórum interreligioso de combate à AIDS pede reconhecimento da diversidade sexual


Autoridades religiosas de toda a América Latina e do Caribe que lutam contra o HIV deram mais um passo à frente na semana passada: eles reconheceram oficialmente que é preciso respeitar a orientação sexual e a identidade de gênero das pessoas que vivem com HIV. A manifestação foi feita durante o V Fórum Latino Americano e do Caribe sobre HIV/AIDS, realizado em Lima, Peru, entre os últimos dias 19 e 20.

No item 3 da declaração do pré-forum, autoridades de diversas religiões e seitas reunidas no evento manifestam que “nós das comunidades religiosas encontramos nos irmãos e irmãs que vivem com HIV,e nas pessoa se organizações solidárias com sua causa, razões que fortalecem nossas crenças e sentimentos que despertam nossa fraternidade. Isso supõe o reconhecimento de quão sujeitos de sua própria vida são todas e cada uma das pessoas vivendo com HIV e o apreço respeitoso das orientações e identidades sexuais e toda forma de diversidade”.

O objetivo do encontro era discutir conjuntamente novas ações de combate à epidemia do HIV na América Latina e Caribe. O documento resultante do evento diz ainda que as comunidade religiosas devem se preparar “para lidar com a temática do HIV e AIDS, contando com um correto conhecimento da sexualidade, considerando também o gênero”.

mix

Nenhum comentário: