Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

terça-feira, 10 de novembro de 2009

NOTA EXECUTIVA PT - SP, SOBRE EPISÓDIO UNIBAN


A executiva estadual do PT-SP reunida nesta segunda-feira, debateu o episódio da violência sexista contra a estudante da Uniban de São Bernardo do Campo, Gleysi Arruda, ocorrido no último dia 22 de outubro e também o anúncio, por meio de nota oficial, da expulsão da mesma pela direção da universidade realizado ontem, 8 de novembro.

A violência física e simbólica contra as mulheres ainda é uma marca presente em nossa sociedade - machista e marcada pela desigualdade de gênero. O episódio de agressão a Gleysi Arruda chocou o país pela brutalidade. Em plena ambiente universitário, uma jovem foi submetida à humilhação extrema, quase foi estuprada e agredida fisicamente. Só saiu da universidade sob escolta policial.

Neste episódio, ficam evidentes a intolerância e o falso moralismo, colocando em questão quais os valores estão sendo transmitidos naquele ambiente educacional, e abre um precedente gravíssimo, dada a conduta conservadora dos alunos e alunas que participaram da manifestação.

O mínimo que se espera da direção da Uniban é a investigação rigorosa desse episódio terrível de violência sexista, a punição dos agressores, e a apuração das responsabilidades, promovendo um grande debate sobre a opressão às mulheres, sobre os direitos humanos e as liberdades democráticas.

Ao invés disso, a direção da Universidade Bandeirantes (Uniban), em uma inversão total de valores, resolve punir a vítima e expulsar a aluna Gleysi Arruda do seu quadro discente. Uma atitude estarrecedora, vazada por meio de nota reacionária, que fere os princípios mais básicos dos direitos humanos, como o respeito à dignidade, à privacidade, a à autonomia e à liberdade de expressão.

Pior ainda, uma covardia que coloca a direção da Universidade como cúmplice do que há de mais obscurantista, que é o desrespeito às mulheres, a intolerância e o autoritarismo.

Neste sentido, repudiamos a atitude arbitrária, intolerante e sexista da Uniban.

Defendemos a reintegração da aluna expulsa e reafirmamos nosso compromisso com a construção de uma sociedade de mulheres e homens iguais – sem machismo, racismo e homofobia.

SP, 9 de novembro 2009.
Executiva Estadual do PT-SP

Nenhum comentário: