Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ativistas LGBT condenam declaração de Dourado do BBB sobre "homem hétero não pegar aids"


Uma declaração feita pelo participante do reality show global Big Brother Brasil 10, Marcelo Dourado, gerou revolta entre os ativistas do movimento LGBT nacional. Em uma conversa com os brothers Elenita e o assumido Serginho, Dourado disse que homem hétero não pega aids e que se ele contraiu o vírus é porque em algum momento teve relação sexual com outro homem. “Isso eu digo porque eu conversei com médicos e eles me disseram isso. Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem”, afirmou.

A sister Elenita não gostou nada do comentário do professor de Educação Física. “Eu acho que isso que você está falando é um retrocesso. A gente lutou tanto para que as pessoas soubessem da prevenção e você fala isso?”, afirmou Elenita. Para aumentar ainda mais a polêmica, Dourado ainda confessou que ele não se previne contra DSTs. “Eu não uso camisinha com as minhas namoradas e ninguém vai me fazer mudar isso”.

A presidente do Grupo Arco-Íris, Gilza Rodrigues, assina embaixo: é um retrocesso uma fala como essa. “O governo gasta milhões com campanhas de conscientização – tanto para heterossexuais quanto para LGBT - para uma pessoa mal informada, em rede nacional, pôr em xeque todo o esforço de anos dos movimentos sociais. É por este motivo que nosso grupo continua organizando oficinas de esclarecimento à população”.

A próxima ação de prevenção envolvendo o Grupo Arco-íris e o Ministério da Saúde, ocorrerá na próxima sexta-feira, 5 de fevereiro, às 19h, no Rio de Janeiro, quando a diretora e o diretor-adjunto do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais, Mariângela Simão e Eduardo Barbosa visitarão a instiuição carioca.

O encontro faz parte da oficina Saúde e Enfrentamento de DST, Aids e Hepatites Virais oferecida pelo infectologista Dr. Jorge Eurico, juntamente com o Superintendente de Direitos Individuais Coletivos e Difusos da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento e o Coordenador Técnico do GAI, Julio Moreira.

No sábado, 6 de fevereiro, às 10h, as autoridades lançarão a Campanha de Carnaval para Prevenção à Aids, voltada para Mulheres Jovens e Jovens Gays na Vila Olímpica da Mangueira (Rua Santos Melo, 73 - São Francisco Xavier –RJ).

Oficina do GAI e Visita do Ministério da Saúde à sede
Onde: Rua do Senado, 230 Cobertura centro.
Quando: 05/02 - às 19h
Quanto: Entrada Franca
Contato: (21) 2222-7286 e (21) 2215-0844

uol

Nenhum comentário: