Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pastor gay lança livro


O reverendo Márcio Retamero lançará o livro "Banquete dos Excluídos", obra voltada especificamente para o leitor LGBT. Retamero é pastor da Comunidade Betel, denominação inclusiva que existe desde 2005 e recebe de braços abertos aqueles que não
se sentem acolhidos nas igrejas majoritárias. A instituição tem sede no Rio de Janeiro.

O religioso bateu um papo com o Mix para falar sobre seu livro e sobre a forma como a homossexualidade ainda é vista em determinadas instituições religiosas.

Do que trata "Banquete dos Excluídos"?
É uma espécie de coletânea de mensagens bíblicas pregadas ao longo de 2007 na Comunidade Betel. São interpretações de passagens da Bíblia adaptadas para a realidade dos LGBT.

Como pintou a ideia inicial de reunir essas mensagens?
Já há algum tempo eu queria publicar uma obra para cristãos LGBT por conta da exclusão que esta fatia da comunidade costuma sofrer nas igrejas fundamentalistas. Além disso, a Comunidade Betel tem atuação bastante localizada, então o livro é uma maneira de levar nossa mensagem para mais pessoas, inclusive de fora do Rio de Janeiro.

O livro também tem um caráter político?
Sem dúvida. É uma forma de combater o fundamentalismo religioso tão presente em nosso
País. Estou certo de que projetos como o PLC 122 e o da união civil gay não avançam no
Brasil em boa parte por conta dos políticos que esquecem de que o Estado é laico. Eles
fazem da Bíblia a Constituição. Há alguns dias, vendo TV, vi o pastor Silas Malafaia
acompanhado por 7 senadores, todos criticando projetos pró-LGBT. E eles usavam a Bíblia
para justificar seus posicionamentos excludentes.

Como você percebe a relação dos homossexuais com a vivência religiosa?
Homossexuais costumam ser muito espiritualizados. As denominações orientais e afro-brasileiras estão cheias deles. Eles não costumam procurar cristianismo porque não se sentem acolhidos. Ficam jogados ao léu por causa do fundamentalismo. Todos os seres humanos têm questões existenciais, alegrias e dores. Com os LGBT não é diferente. No entanto, é comum que as inquietações dos gays tenham relação com a intolerância de que são vítimas. Muitas vezes eles vêm com ódio. Ódio porque não são aceitos.

Você acredita que, algum dia, a Santa Sé vá deixar de condenar a homossexualidade?
Acredito que sim. A Igreja Católica já se redimiu de haver apoiado a escravidão, a misoginia e o imperialismo. Chegava-se a dizer inclusive que negro não tinha alma. Tudo muda, inclusive a visão de mundo e a hermenêutica. As recentes nomeações de bispos assumidos pelas igrejas anglicana e luterana são prova desta mudança. No futuro, estudos irão mostrar que Deus não condena os homossexuais e todo esse posicionamento excludente será revisto.

**
"Banquete dos Excluídos" será lançado nesta sexta, 18, às 19 horas, na Igreja Presbiteriana da Praia de Botafogo (Praia de Botafogo, 430, 2º andar)

mix

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo bocaaberta? pq vc nao atende seu celular? Nao diga que esta quebrado, como VC faz pra atender quando o BELINATI liga? ou diz pra ele tb que esta com problema no celular?