Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Suprema Corte poderá decidir sobre casamento gay nos EUA


O casamento gay será o principal assunto em um tribunal californiano nas próximas semanas. Nesta segunda, 11, a casa deu início ao julgamento federal que pode determinar se os Estados têm o direito de proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A ação teve inícío com dois casais homossexuais que acionaram a Justiça para questionar a Proposta 8, texto que vetou a união gay na Califórnia em 2008. Os casais serão as primeiras testemunhas a serem ouvidas pelo tribunal.

Qualquer que seja o veredito, que deve ser dado em duas ou três semanas, a expectativa é a de que o caso seja levado à Suprema Corte. Caso isso aconteça, o tribunal máximo dos EUA poderão decidir de uma vez por todas se gays têm o direito de casar. Essa decisão deverá ser válida em todo o território norte-americano.

Vaughn R. Walker, juiz que tomará a primeira decisão, disse pretender levar em consideração se orientação sexual pode ser mudada, como crianças criadas em lares homoparentais são afetadas e se o casamento gay afeta as uniões ditas tradicionais.

"Este caso é estimulante e tem o potencial de ser muito significativo, porque trata de muitas questões que, surpreendentemente, continuam em aberto na lei federal", disse Jennifer Pizer, diretora de casamento do grupo gay Lambda Legal.

pride


Nenhum comentário: