O Estado de Mato Grosso vai aproveitar o fervo do Carnaval para chamar a atenção de homossexuais e mulheres para os riscos da epidemia de AIDS no Brasil. Em parceria com o Ministério da Saúde, o órgão estadual lança oficialmente no próximo dia 6, em Cuiabá, sua “Campanha de Carnaval DST/AIDS“.
O foco da campanha serão homossexuais e mulheres de 16 a 24 anos, que serão alertados também sobre a importância de realizar exames de diagnóstico de HIV. “A idéia é estimular o uso do preservativo, masculino ou feminino, e a realização do diagnóstico precoce por meio do teste rápido”, diz a coordenadora estadual de DST/AIDS, Janaina Porto.
A Secretaria montou sua campanha carnavalesca visando esses segmentos com base em seus próprios dados - que indicam uma incidência de oito meninos portadores de AIDS para cada 10 meninas. Entre os homossexuais, a transmissão é maior e chega a 39.2%, contra 22.2% entre os heterossexuais.
Além disso, desde o segundo semestre de 2009, o Ministério da Saúde seguiu a diretriz de acrescentar 50% à quota mensal de preservativos distribuídos aos estados. “Portanto não haverá problema de desabastecimento de preservativos no Carnaval deste ano de 2010”, comemora a coordenadora.
lifestyle
Nenhum comentário:
Postar um comentário