Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA ESTÁ DE OLHO NA HOMOFOBIA DO BBB 10


A nova edição do Big Brother Brasil estreou na última terça-feira (12) e é a mais friendly de todos os tempos segundo o site Dolado.

Com três homossexuais assumidos – Angélica, Dicésar (Dimmy Kieer) e Sérgio (Sr. Orgastic) – o reality show está preocupando o Ministério da Justiça.

De acordo com o Portal Imprensa, o órgão do ministério responsável pela classificação indicativa de programas está atento ao tratamento dos participantes homossexuais, pois temem que sejam vítimas de homofobia e humilhação.

O comentário de Marcelo, um dos confinados no BBB10, é citado como exemplo. Durante a festa “Bailinho”, realizada nesta quarta-feira (13), o participante preferiu se manter longe de Dicésar e Sérgio quando começou a tocar a música “I Will Survive”, de Gloria Gaynor.

“Está tocando o hino deles. Melhor não ficar perto, senão complica e a gente pode ser abduzido” disparou Marcelo.

A primeira festa do BBB 10 também foi palco do primeiro selinho gay no reality show, protagonizado por Dicésar e Sérgio.

Em contra partida Boninho indignado pergunta em seu Twitter: “Adoro a Folha de S.P. a repórter Laura Mattos liga para o Ministério perguntando se existe denúncia. Como assim???”

O site Lado A levantou a bola sobre a conversa de Elenita, a doutora em lingüística participante do programa e Marcelo Dourado, da quarta edição do programa e que foi convidado a voltar para a casa, fala sobre o símbolo da suástica tatuado em seu braço. Como assim?

Com um judeu dentro da casa que já afirmou que não tem parentes por causa do holocausto, e que seus avós vieram fugidos do Holocausto da Polônia para o Brasil, sem falar com os três gays assumidos por ali, há um bad boy que possui o desenho de uma samurai com várias suásticas, símbolo do regime nazista.

Dourado explica que a suástica tem origem há mais de 4 mil anos e que não a vê como símbolo nazista. Elenice, que estuda símbolos, discorda.

Segundo as leis brasileiras, nazismo é crime e ostentar a suástica ou cruz gamada (esta a mais antiga) também mas somente se for com o intuito de divulgação de idéias vinculadas ao nazismo. A lei é a 7.716 de 1989 e no artigo 10 prevê prisão de dois a cinco anos e multa.

Apesar da tatuagem de Dourado estar envolta de uma referência milenar e em um contexto que não remete a Segunda Guerra Mundial, a suástica traz lembranças, ofende e pode muito bem estar propositalmente dissimulada. A suástica por si só é ofensiva pois ninguém é inocente ao ponto de tatuá-la em levantar bandeiras, hoje em dia, sabendo de seu significado mais forte: remete a perseguição de ciganos, homossexuais e judeus.

Apesar de não ser visivel para quem assiste na tevê, até cogitamos que a tatuagem poderia estar apagada ou editada no vídeo, amigos de Porto Alegre do lutador disseram que ele fez a tatttoo bem novo e que ele não é skinhead.

abalo

Nenhum comentário: