Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

quinta-feira, 18 de março de 2010

Divã: A "cura" de homossexuais


Hoje quero falar um pouco sobre uma notícia que anda circulando
pelos meios de comunicação já há algum tempo, que é o caso da psicóloga Rozângela Justino (foto), que diz que é capaz de “curar” gays. Pelo jeito não adiantou que o Conselho Federal de Psicologia a punisse com advertências, ela continua dizendo que cura homossexuais e que fará de tudo para acabar com a “ditadura gay” que foi instituída no país.

O caso é realmente grave e talvez eu devesse alertar o próprio Conselho ou algum fórum específico para psicólogos e profissionais da área da saúde, porém, acredito que como o tema toca diretamente os homossexuais, nada mais justo que esclarecer algumas questões. Primeiramente, a psicologia e seus profissionais não “curam” ninguém e, sim, trabalham para que, em conjunto com seus pacientes ou pessoas envolvidas nos processos terapêuticos, possam, através de suas próprias descobertas, repensarem suas vidas. Em segundo, até quando a diferença vai incomodar?

Fico realmente muito preocupada com pessoas que se utilizam de um título, de uma profissão, para justificarem seus pensamentos de cunho preconceituoso e retrógrado e ainda se valem disso para se autopromoverem de forma mentirosa, causando vergonha para nós todos psicólogos que lutamos pela liberdade, igualdade e respeito ao ser humano.

Vejo este caso com pesar e até mesmo medo, pois fica claro para mim, profissional da área, que essa pessoa está com problemas pessoais, e tais problemas provavelmente remetem a questões sexuais mal resolvidas que ela tenta, de forma reacionária, colocar como um fator social. É então que me lembro daquele velho ditado: “Minha liberdade começa onde termina a do outro”. No caso, a liberdade de expressão até este ponto foi respeitada (a liberdade dela), porém, fica claro que ela está atingindo não apenas nós psicólogos, realizando um trabalho difamador para a classe, como também todos os homossexuais que lutam há tanto tempo contra a exclusão e o preconceito.

Me recuso a colaborar para esse retrocesso. Assim, quero dizer àqueles que não pretendem ser “curados” de sua homossexualidade, que existem profissionais maravilhosos no mundo, gente que realmente se preocupa com a psique humana e suas vertentes, que estuda e se aperfeiçoa para realizar sempre um bom trabalho, dissociado de qualquer posição pessoal que interfira no processo.

E quero agradecer sempre a vocês todas que leem a coluna e com
suas opiniões (das mais variadas possíveis, ainda bem!) enriquecem o site e promovem discussões saudáveis e criativas, demonstrando que a liberdade de expressão muitas vezes pode ser confundida com uma ditadura de pensamentos por aqueles que não conseguem viver em harmonia com as diferenças.

E um viva para o México, que ao contrário de nosso país, já permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo!

dykerama

Nenhum comentário: