Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

segunda-feira, 8 de março de 2010

Globo relança minissérie com romance gay Grande Sertão


Dois dos primeiros personagens gays da literatura brasileira, os jagunços Diadorim (vivido por Bruna Lombardi) e Riobaldo (interpretado por Tony Ramos) de “Grande Sertão: Veredas” estão de volta. A minissérie produzida pela Rede Globo em 1985, baseada no romance homônimo de Guimarães Rosa, com direção de Walter Avancini, acaba de ganhar relançamento editado em 14 horas de cenas em DVD pela Globo Marcas (quatro discos, R$ 69,90).

Diadorim e Riobaldo se conhecem logo na infância e dão início a uma amizade especial que vai perpassar vários momentos de suas vidas, até chegar à fase adulta e ao companheirismo no trabalho de jagunços do sertão brasileiro."Mas eu gostava dele, dia mais dia, mais gostava. Digo o senhor: como um feitiço? Isso. Feito coisa-feita. Era ele estar perto de mim, e nada me faltava. Era ele fechar a cara e estar tristonho, e eu perdia meu sossego", diz Riobaldo.

A história de amor entre os dois é entremeada por um retrato fiel dos costumes e tradições sertanejos feito pelo mestre Guimarães Rosa. Riobaldo sabe que ama o amigo, mas não pode consumar seu sentimento. Ele só descobre que Diadorim era uma mulher após a morte dele/dela.

Para fazer o papel de Diadorim, Bruna Lombardi, com 33 anos à época, vestiu-se de homem e passou três meses cavalgando sobre terras áridas em Minas Gerais. Em recente entrevista ao Estadão, Bruna lembrou que "éramos apenas cinco mulheres no set de gravação num bando de 500 figurantes e alguns jagunços, que nunca tinham visto televisão, achavam que eu era homem e me chamava Reinaldo de verdade, fazendo xixi perto de mim".

cultura gls

Nenhum comentário: