Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Pernambuco ganha centro de combate à homofobia


Criado para oferecer apoio jurídico e psicossocial à população LGBT de Pernambuco, o Centro Estadual de Combate à Homofobia foi inaugurado na última quinta-feira, 3, em Recife, dentro da 4ª Semana de Direitos Humanos, que tem programação prevista até o próximo domingo. O novo órgão tem também como objetivos fomentar o debate sobre o respeito à diversidade sexual e contribuir para a implementação de políticas públicas e ações afirmativas.

O Centro vai abrir a partir da próxima semana, na Rua Riachuelo, 720, no Bairro da Boa Vista, centro do Recife. Ele vai funcionar por meio de uma parceria entre a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado com a ONG Grupo Gay Leões do Norte. Será um espaço de cidadania para a população LGBT e vai oferecer apoio jurídico e psicossocial com uma equipe técnica especializada. O telefone é o (87) 3222-2207.

“O nosso objetivo é combater qualquer tipo de violência contra os gays, lésbicas, transexuais e travestis. A cada dois dias um homossexual é assassinado no Brasil, com requintes de crueldade, por causa da homofobia. Isso não pode continuar”, lembrou Eduardo Santarelo, coordenador do Programa Brasil sem Homofobia do Governo Federal.

Pernambuco é o primeiro lugar no ranking de assassinatos de homossexuais. Realidade confirmada no evento de lançamento pelo vice-presidente da Leões do Norte, Luciano Freitas. Segundo ele, “Pernambuco possui resquícios grandes da cultura patriarcal e machista. Constantemente nos chega notícias de violências contra a população LGBT. O Centro irá fortalecer a nossa luta e contribuir para que as políticas públicas sejam efetivadas”.

pride

Nenhum comentário: