Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Governo português aprova casamento gay


O Conselho de Ministros de Portugal aprovou nesta quinta, 17, a proposta de lei sobre o casamento gay. Antes de entrar em vigor, o texto precisa passar pelo Parlamento e o governo português espera que a proposta chegue às mãos dos parlamentares ainda em 2009. A decisão final deve sair em meados de 2010.

O fim do ano só não será melhor para os LGBT portugueses porque a adoção de crianças por casais homossexuais não entrou no pacote aprovado. O governo justificou o veto alegando não ter "mandato democrático" para decidir sobre adoção, já que a proposta apresentada durante a campanha eleitoral fazia referência apenas ao casamento gay. Agora, o Bloco de Esquerda quer que o Poder Executivo avance com o projeto do casamento e um outro especificamente sobre adoção.

O casamento gay foi um tema amplamente defendido por alguns partidos, principalmente o Partido Socialista, durante todo 2009. Políticos contrários ao projeto chegaram a requerer um referendo sobre o tema, mas a ideia foi rejeitada pelo governo. Segundo líderes do PS, o referendo é um modo de consulta popular que já mostrou ser pouco participativo.

pride

Nenhum comentário: