Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Governo de SP cria escola para jovens gays


Foi assinado nessa quarta-feira, 16, convênio entre o Governo do Estado de São Paulo e o Grupo E-jovem de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados para a criação da Escola Jovem LGBT, a primeira do gênero no país. O objetivo da escola é valorizar e difundir a Cultura LGBT, em cursos que serão abertos a jovens hétero, homo e bissexuais já a partir de 2010.

“A escola é um Ponto de Cultura. O fato de os cursos serem abertos a todos e não só a jovens gays é parte da nossa estratégia de combate à homofobia,” explica Deco Ribeiro, apontado diretor da Escola Jovem LGBT. “Preconceito é ignorância. Para vencer isso, precisamos levar nossa arte, nossa expressão e nosso discurso a quem não nos conhece. Se a valorização da cultura negra é estratégia do movimento negro, assim como de vários povos e regiões, por que não valorizar a cultura LGBT?”

Na sede da escola, em Campinas, meninos e meninas da própria cidade e das regiões de Sorocaba, Grande São Paulo e da Baixada Santista terão aulas de criação de zines, criação de revistas, criação literária, dança, música, TV, cinema, teatro e performance drag, sempre com foco no jeito de ser e agir das lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. O material produzido ao longo dos cursos, como CDs e DVDs, livros e revistas, peças de teatro e espetáculos de drag queens, circularão pelo estado e serão assistidos e distribuídos gratuitamente. Os jovens poderão concorrer ainda a bolsas de estudo.

“Pra quem está se descobrindo agora, é importante conhecer suas raízes,” afirma Chesller Moreira, presidente do Grupo E-jovem. “E mais importante ainda saber que é possível ser feliz sendo exatamente quem você é. O jovem ouve tanto por aí que ser gay é errado que ele fica sem referências positivas. Aqui ele vai poder descobrir que ser gay é legal, que ser travesti é legal, e que ele tem muito a oferecer à sociedade.”

Todo o projeto é financiado por um convênio firmado entre o Governo do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura, que tem por objetivo apoiar entidades que desenvolvem relevante papel na comunidade nas áreas de fomento, difusão, produção e formação cultural. O GRUPO E-JOVEM foi selecionado por meio de concurso público e foi a única entidade LGBT contemplada em SP.

As matrículas e inscrições para bolsas de estudo já estão abertas e as aulas devem começar em março de 2010. Os interessados devem escrever para escola@e-jovem.com ou ligar para os telefones (19) 3307-3764 / 9341-3764.

abalo

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse acra é um comediante, seu programa é ilário, apara não dizer redículo, nunca o vi no meio gay, nenhuma liderança o conhece, como ele pode usar o nome dessa classe? será que a borboleta vai sair para algum cargo político? agora é para ser investigado seu cargo na sercomtel, pois me disseram que é colocação de acerto politico, ele nada faz lá, já denunciei para o ministério publico, esse Barbosa Neto, mau entrou já fez um monte de cagada, e me disseram que vem um amontoado de denuncias, inclusivel do pessoas que ele mnao cumpriu promessas na campanha, vamos esperar para ver...

Anônimo disse...

Esse cara é um comediante, seu programa é ilário, apara não dizer redículo, nunca o vi no meio gay, nenhuma liderança o conhece, como ele pode usar o nome dessa classe? será que a borboleta vai sair para algum cargo político? agora é para ser investigado seu cargo na sercomtel, pois me disseram que é colocação de acerto politico, ele nada faz lá, já denunciei para o ministério publico, esse Barbosa Neto, mau entrou já fez um monte de cagada, e me disseram que vem um amontoado de denuncias, inclusivel do pessoas que ele mnao cumpriu promessas na campanha, vamos esperar para ver...

Anônimo disse...

ELE É PAU MANDADO DO BELINATE, NINGUEM GOSTA DELE, DEIXA COITADO, ÁCHAR QUE É LIDERANÇA DE ALGUMA COISA, PRINCIPALMENTE DE UMA CLASSE QUE NEM UNIDA É, ELE TA É FERRADO, COITADO.VAI SIM, QUER SAIR VEREADOR PARA A PROXIMA ELEIÇÃO, MAIS JÁ ESTOU AVISANDO AS LIDERANÇAS GAYS QUE ELE VAI SE APROXIMAR PARA ISSO, O POVO ESTA ESPERTO, E VAI COLOCAR ELE PARA CORRER...DEIXA A BIBA.