Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Gareth Thomas, famoso jogador de rugby britânico, sai do armário


Uma das estrelas do rugby internacional, o jogador britânico Gareth Thomas, decidiu assumir-se gay publicamente no último final de semana. Com a revelação para a imprensa, Gareth tornou-se o primeiro jogador assumido do esporte em atividade. O atleta de 35 anos, 1,92 m e 101 kg deixou as competições internacionais depois da Copa do Mundo em 2007, mas ainda joga pelo time galês Cardiff Blues.

Em entrevista ao jornal The Dailly Mail, o atleta disse que não quer ser lembrado como um jogador de rugby gay. "Sou um jogador de rugby e homem antes de tudo. Acontece que sou gay. É irrelevante. O que eu escolho fazer quando fecho as portas da minha casa não tem nada a ver com que eu faço no rugby", disse Thomas.

Thomas casou-se com a namorada Jemma em 2002, mas se separaram em 2006. Ao lançar a autobiografia Alfie, no ano seguinte, evitou falar sobre sua homossexualidade. Para ele, ainda não era o momento certo. "Passei por todo o tipo de emoções ao tentar lidar com isto. Foi difícil esconder a minha orientação sexual. Por isso, quis ser um exemplo para os jovens gays ou bissexuais que no futuro queiram jogar rugby".

A ideia do suicídio, inclusive, chegou a passar pela cabeça do atleta inglês. "Senti-me tão sozinho e deprimido. Cheguei a levar o carro para junto de uma falésia perto da minha casa. Só pensava em colocar um ponto final neste sofrimento todo. O meu maior medo era que os meus colegas de equipe descobrissem a minha homossexualidade, que pensassem que eu estava interessado neles e que me rejeitassem por isso".

O jogador também relatou que a primeira vez que falou sobre a homossexualidade com colegas foi durante um jogo nos balneários de Gales, em novembro de 2006. Ele se assumiu para um treinador e dois colegas de equipe e em seguida desatou a chorar.

Stephen Jones e Martyn Williams, os dois jogadores a quem confessou ser gay, tiveram a mesma reação, dizendo no momento do outing: "Não nos importamos. Porque não contou para nós isso antes?".

Gareth ainda revelou que sabia que era gay desde os 16 ou 17 anos. "Sabia que era, mas daí até aceitar o fato foi um longo caminho. Se tivesse contado tudo logo no início, nunca teria chegado onde cheguei no rugby profissional. Tornei-me um mestre do disfarce. Era demasiado homem para aceitar um chá e andava sempre metido em rixas e agressões porque não queria que me descobrissem. Cheguei a inventar façanhas sexuais".

Peter Tatchell, ativista dos direitos homossexuais, aproveitou as declarações do jogador para afirmar à imprensa inglesa que no rugby há uma atitude "mais tranquila" em relação à homossexualidade do que no futebol. "Conheço quatro jogadores de futebol bastante famosos que são gays, mas não têm coragem para se revelarem. Há muitos mais, sem dúvida. Chega a ser irónico até. Os jogadores gays e bissexuais são, em geral, os mais machos em campo, mas quando se trata de sair do armário, são tímidos e levam anos a fazê-lo".

uol

Nenhum comentário: