Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

LIVRO SOBRE FUTEBOL FALA DE GAYS NESSE UNIVERSO


O universo machista do futebol "começa a mostrar rachaduras internas" e todos os personagens desse universo passaram a "revelar outras facetas nesta era de culto às celebridades e de mudanças de papéis sexuais." A análise real desse universo é do jornalista e colunista da "Folha de S. Paulo" José Geraldo Couto.

Segundo o site Toda Forma de Amor, ele acaba de lançar o livro "Futebol Brasileiro Hoje" sem medo de tocar na ferida do futebol: a homossexualidade. A análise do tema aparece no capítulo SERÁ QUE ELE É? - HÉTEROS, METROS, HOMOS NO FUTEBOL.

A análise dos fatos envolvendo jogadores mostra que os conceitos baseados no machismo desse universo começam a ruir, apesar de ainda resistirem às fortes mudanças em abolição principalmente nos bastidores.

As transformações no mundo do futebol são fruto, segundo o autor, de um novo contexto de comportamento. Casos da torcida não se chocar mais com jogadores como Robinho dizendo que faz as sobrancelhas e de tantos outros contando que depilam o corpo e as pernas.

Nos anos 40, conta o autor, o jogador Heleno de Freitas, do Botafogo, era chamado de "Gilda" pelos torcedores por se preocupar com a vaidade e carregar um pente para cuidar do cabelo durante as partidas.

A polêmica envolvendo o jogador Richarlyson, do São Paulo, também está no livro. Apontado como gay pela torcida, mas sem assumir essa suposta homossexualidade em público, o jogador também é aplaudido por muitos que não se preocupam com a sua orientação sexual analisa o autor.

Outro enfoque da mudança de comportamento dos jogadores abordada no livro é a decisão de alguns posarem nus para revistas voltadas ao público gay. Em 1999 tiraram a roupa na G Magazine os corintianos Vampeta e Dinei. "E isso aparentemente não lhes trouxe problema algum, nem no relacionamento com o clube nem com a torcida" ressalta o autor.

O jornalista traduz muito bem a figura de David Beckham ao definí-lo como "o protótipo do futebolista metrossexual." Não poderia faltar a aventura de Ronaldo com três travestis, em abril de 2008, com repercussão internacional, provando que "a vida sentimental de Ronaldo já saltara para o primeiro plano em diversas ocasiões" avalia o autor.

Serviço
"Futebol Brasileiro Hoje"
Autor: José Geraldo Couto
Editora: Publifolha
Páginas: 104
Quanto: R$ 18,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

abalo

Nenhum comentário: