Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Presidente do Maláui manda soltar casal gay condenado a 14 anos de prisão


O presidente do Maláui, Bingu Wa Mutharika, solicitou neste sábado a libertação de um casal gay condenado a 14 anos de prisão. A decisão ocorreu após participar de uma reunião com o secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon.
"Estes garotos cometeram um crime contra a nossa cultura, nossa religião e lei, porém, como líder de Estado tenho a honra de perdoá-los e solicitar que sejam libertados", afirmou o presidente do Maláui.

O desempregado Steven Monjeza, 26, e o funcionário de hotel Tiwonge Chimbalanga, 20, foram presos em dezembro, um dia após celebrarem sua união com uma festa tradicional no hotel onde Chimbalanga trabalhava. Eles foram julgados e considerados culpados na terça-feira (18), em um julgamento visto com um teste dos direitos dos homossexuais no país africano.
O presidente do Maláui disse que o perdão ocorreu por "questões humanitárias", o que não significa que ele apoie a homossexualidade.
O secretário-geral da ONU deverá solicitar que os legisladores do país mudem as leis sobre a questão.
A homossexualidade é crime no Maláui segundo as leis que datam do período colonial. O pedido de fiança foi negado duas vezes ao casal durante o julgamento e eles foram mantidos em prisão de segurança máxima.
folha online

Nenhum comentário: