No próximo dia 11 de outubro, os Estados Unidos celebram seu tradicional National Coming Out Day, ou o Dia Nacional de Sair do Armário. O objetivo é estimular jovens e adultos a assumirem publicamente sua orientação sexual.
O evento coincide com a National Equality March (Marcha Nacional pela Igualdade), em Washington, que tem como organizador um dos principais ativistas norte-americanos, Cleve Jones, que começou na luta pela igualdade de direitos ao lado do célebre Harvey Milk, primeiro gay assumido a ser eleito para cargo público no país. E Jones quer contar com uma participação especial na Marcha deste ano: Barack Obama. No final do mês de setembro, Jones enviou uma carta ao presidente dizendo que os LGBT “também têm um sonho”, referindo-se à famosa frase de Martin Luther King.“Eu comparo nossa Marcha com a Marcha pelos direitos civis de 1963. Martin Luther King tinha um sonho; nós também temos um sonho. Compartilhamos a crença de Dr. King na dignidade e igualdade de todas as pessoas e o seu compromisso de acabar com a violência. E nós compartilhamos a fé dele de que a justiça prevalecerá”, diz Jones na carta a Obama.Em outro trecho Jones pede: “Nós o convidamos a se juntar a nós no Capitólio, no dia 11 de outubro. Pedimos que pegue o microfone e renove nossa fé de que Washington trabalhará conosco e não contra nós. Desejamos que lembre o mundo de que somos membros bem-vindos desta nação”.
No recente filme Milk - A Voz da Igualdade, Jones foi interpretado pelo ator Emile Hirsch, que também protagonizou os filmes Na Natureza Selvagem e Speed Racer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário