Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Curitiba ganha Centro de Documentação GLBT

O grupo Dignidade, de Curitiba (PR), inaugurará o Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott, em homenagem a um dos pioneiros do movimento homossexual brasileiro e fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB). Além do próprio Luiz Mott, a inauguração contará com a presença do deputado federal Dr. Rosinha, assim como outras autoridades representando os Ministérios da Cultura, Educação e Saúde – através do Plano Nacional de DST/Aids.
A criação do Centro de Documentação (CEDOC) se faz a partir de materiais acumulados durante os 15 anos de existência do Grupo Dignidade (fundado em 1992), bem como a partir de materiais sobre a história do movimento homossexual brasileiro, pesquisados nos arquivos do Grupo Gay da Bahia em Salvador, e também no Arquivo Edgard Leuenroth, na UNICAMP, entre outras fontes.
Os materiais contidos no acervo são diversos, e incluem uma coleção completa do “Lampião da Esquina”, jornal inédito de 37 números, destinado ao público gay, que circulou ainda na época da ditadura militar, entre 1978 e 1981, tendo como seus escritores vários celebridades da atualidade, como Aguinaldo Silva e João Silvério Trevisan.
Outros documentos disponíveis para consulta dizem respeito aos primeiros grupos organizados de homossexuais no Brasil, a partir de 1978, como o grupo Somos – de afirmação homossexual (São Paulo), o Auê (Rio de Janeiro) e o grupo Outra Coisa (São Paulo), assim como outros grupos que surgiram naquela época. O primeiro Encontro Brasileiro de Homossexuais foi realizado em São Paulo em 1980, e em 2008 deverá ser realizada em Porto Alegre a sua 13ª edição – que agora vai pelo nome de Encontro Brasileiro de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
O CEDOC Prof. Dr. Luiz Mott também se dedicará a temas correlatos, em especial a educação sexual, voltada para o esclarecimento a respeito dos direitos sexuais e formas de abordar este assunto na sala de aula. Outra contribuição significativa da biblioteca especializada é um acervo de em torno de 50 teses e dissertações sobre a temática GLBT. Além de consulta no próprio CEDOC, as teses, assim como outros materiais do CEDOC estão sendo disponibilizados gradativamente para consulta no site www.grupodignidade.org.br/cedoc, no item Catálogo, visando facilitar o acesso a estas informações.
Em 2008, através das mesmas parcerias, será realizada a ampliação do acervo do CEDOC Prof. Dr. Luiz Mott, bem como a continuação da catalogação dos materiais e sua disponibilização no site.

Nenhum comentário: