Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

sexta-feira, 2 de março de 2012

Dúvidas sobre camisinha e hemorróida respondidas aqui. Confira


O uso da camisinha, as hemorroidas, as verrugas anais e a hérnia inguinal são os assuntos desta sexta-feira, 2 de março, na série das 100 perguntas mais frequentemente respondidas pelo gastroenterologista e proctologista Paulo Branco, da Saúde Integrada, em São Paulo. Abaixo ele responde e comenta as perguntas:

21- Sou inseguro em relação à camisinha, que já estourou duas vezes dentro de mim. O que fazer?
Felizmente o uso da camisinha é obrigatório na relação casual e no início de uma relação duradoura por evitar as DST. Procure usar as camisinhas feitas de material resistente, de tamanho adequado e com uma boa lubrificação.

22- Tenho uma relação estável há alguns anos e apareceram umas verrugas na região anal, será que eu contraí do meu parceiro?
Como eu atendo e trato muitos casais gays a sua dúvida ocorre com muita frequência no meu consultório. O tempo de incubação deste vírus poderá ser longo para você e seu parceiro. Neste caso o ideal será examinar o casal. A honestidade das informações e um bom diálogo são de fundamental importância para o resultado de qualquer forma de tratamento das verrugas. A melhor forma de conduzir esta situação é manter a calma, tratar as verrugas de preferência com o laser associado a medicamentos que melhorem a sua resistência ao vírus e continuar confiante na relação.

23- Tenho hérnia inguinal que já está na bolsa escrotal e que piora com a relação ativa e passiva, não queria fazer a cirurgia. O que faço?
A hérnia inguinal, como as demais hérnias, tem na cirurgia a sua forma de tratamento definitivo. Toda postura ou esforço que aumente a pressão na cavidade abdominal, como nos exercícios físicos e na relação, produz um aumento da hérnia e dor. Eu tenho feito a cirurgia sob anestesia local e sedação com alta algumas horas após a cirurgia. A moderna cirurgia da hérnia requer a colocação de uma tela e a possibilidade de recidiva ou retorno da hérnia com esta técnica varia de 2% a 5%.

24- Tenho hemorróida há alguns anos, sou fisiculturista e quando faço qualquer esforço a mesma sai o que tem me incomodado bastante, qual a melhor forma de tratamento?
A saída da hemorróida, que em medicina se chama de prolapso, ocorre com uma frequência considerável em atletas que praticam esportes com peso. Esses atletas geralmente me procuram desesperados pelo sintoma referido acrescidos em alguns casos com dor e sangramento que mancham a cueca. Eu tenho retirado a hemoróoida prolapsada sob anestesia local e laser.

25- Fui operado de hemorróida há 1 ano atrás e atualmente não consigo ter vida sexual devido a uma fissura anal que me apareceu após a cirurgia de hemorróida, como aconteceu e qual o tratamento?
A fissura referida é chamada em medicina de residual e poderá resultar da:
- Cirurgia para hemorroida: a cirurgia para hemorróida poderá determinar um estreitamento anal que dificultará a cicatrização com aparecimento da fissura. Ocorre que as fezes ao saírem determinam um esgarçamento local, que é a fissura anal residual.

- Pressão aumentada do músculo formador do esfíncter anal: muitos pacientes com hemorroida apresentam hipertonia do esfíncter anal. Essa pressão aumentada poderá dificultar a passagem das fezes com consequente esgarçamento e aparecimento da fissura.

- Comentário: nos pacientes jovens que operam as hemorróidas os cirurgiões diminuem a pressão do esfíncter anal com diminuição da dor e menor incidência de fissura residual.

lifestyle

Nenhum comentário: