Mande suas críticas e sugestões
amigobocaaberta@gmail.com

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Colégio firma acordo para erradicar o Bullying


O Projeto Discriminação estabeleceu uma parceria com o Colégio Estadual Júlio de Castilhos e Fundação de Apoio para combater o Bullying. A entidade, localizada no Rio Grande do Sul, tem aproximadamente 1600 alunos de ensino médio.
Segundo Telmo Kiguel, coordenador do Departamento de Psicoterapia da ABP, ainda é cedo para implantar o projeto em outras instituições. “As dificuldades de momento são decorrentes de uma experiência pioneira e de uma escola pública estadual em que há carências materiais e de pessoal”, afirmou ele quando perguntado sobre os principais desafios do projeto.
Estudos
O professor de Psicologia e pesquisador da Universidade de Bergen na Noruega, Dan Olweus, desenvolveu recentemente os primeiros critérios de diagnóstico que ajudam a diferençar a doença das brincadeiras normais para a idade. Apesar de a sociedade atual estar atenta para este tipo de violência, o Bullying é uma forma de discriminação frequente entre crianças e adolescentes.
Definição
Todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorram sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outros, causando dor e angustia, são consideradas Bullying.
Os autores da violência geralmente vêm de famílias desestruturadas com pouco relacionamento afetivo. Enquanto as vítimas do Bullying são em sua maioria pouco sociáveis e inseguros.
Consequências
Crianças que sofreram esse tipo de agressão podem carregar para sempre o trauma, gerando sentimentos negativos, baixa auto-estima, e por vezes até um comportamento agressivo. Em casos extremos, alguns podem cometer suicídio. Já os agressores podem adquirir um comportamento anti-social na vida adulta. Alguns estudos na área apontam que os autores de Bullying possam se envolver com a criminalidade e atos de delinqüência. É importante lembrar que as testemunhas também são prejudicadas, podendo ter um desempenho negativo durante as aulas.
Em foco
O Bullying será tema de uma das atividades do Simpósio do Departamento de Psicoterapia no próximo Congresso Brasileiro de Psiquiatria. O evento será realizado nos dias 27 a 30 de outubro no Ceará e as inscrições estão disponíveis no site: http://www.cbpabp.org.br/

Nenhum comentário: