O presidente da ABRAT GLS (Associação Brasileira de Turismo GLS), Almir Nascimento anunciou, durante o 9º Fórum de Turismo GLS, nesta sexta-feira, 4, que a ABRAT-GLS firmou um contrato de parceria com a EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo). Ele abriu o evento com a informação e disse ainda que a primeira ação prevista é promover o Brasil como ponto turístico gay na Belgica. Com a presença de Karen Basuto, gerente de produto da EMBRATUR, Luciana Fernandes, gestora de marketing da Empetur, Aline Delmanto da SPTuris entre outros, os convidados discutiram a importância de estabelecimentos comerciais serem preparados para receber o público gay. Ressaltaram, inclusive, dados quantitativos (18 milhões de gays no Brasil), qualitativos (57% dos gays tem nível superior de escolaridade), social (65% sofreram preconceito em algum nível) e de renda (gastam 35% a mais que os héteros). A gerente da EMBRATUR afirmou que qualquer lugar do Brasil pode se tornar um referencial gay, desde que receba uma capacitação e qualificação que condizem com as necessidades do público. “Quando se quer receber um nicho, seja ele voltado ao público gay ou a qualquer outro, é necessário trabalhar em cima das expectativas que ele deseja”, disse ela. Um dos primeiros passos é oferecer questões básicas, como a segurança. “Também é necessário lembrar que este é um público extremamente exigente. Gosta de hotel de qualidade, boa alimentação..., não necessariamente caro, mas de qualidade.”Luana, da EMPETUR, ressaltou o trabalho em Pernambuco e afirmou que muitas empresas foram capacitadas para atender gays na região. Muitas delas, apesar de gostarem de receber tal público, não quiseram receber o selo friendly. “Principalmente alguns resorts de Porto de Galinhas preferiram não ter o selo com a justificativa de receber muitos casais héteros com filhos e que o selo poderia inibir essa presença. Mas eles não são regra e também oferecem um serviço bom voltado aos gays.”Lidar com turistas de outros estados entrou em discussão. Aline, da SPTuris, disse que há a necessidade de postos de informação, principalmente em lugares de maior circulação, como em aeroportos, rodoviária. “Devemos informar, não apenas os lugares indicados, mas também lugares que não são tão recomendados”, salientou.O evento reuniu cerca de 50 pessoas no auditório da Livraria Cultura, em São Paulo, e foi finalizado com a mensagem de "capacitação para atender gays" e "parcerias". Almir anunciou que irá à Bélgica, nos dias 23 e 26 de junho, para promover o Brasil como ponto turístico para gays, lésbicas e simpatizantes.
pride
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